Acções de Formação

Integrando a componente “Certificação de Qualidade” e apoiado pelo Fundo Social Europeu (FSE), a Iniciativa Pública “Água Quente Solar para Portugal” contempla um intenso programa de acções de formação dirigidas a instaladores, projectistas e futuros formadores. Estas acções permitirão aos respectivos profissionais exibir comprovativos de frequência de cursos reconhecidos pelo INETI - conforme exigido pela Portaria 383/2002 de 10 Abril - enquanto não estiver implementado um sistema de certificação através do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Neste contexto, foram já realizados 6 cursos de Instaladores e 3 cursos de Projectistas, estando previsto um último curso deste tipo na semana de 7 de Julho. Por outro lado, estão ainda previstas duas acções de formação de "Formadores de Entidades Formadoras" nas semanas com inicio a 14 de Julho, em Lisboa, e 22 de Setembro, no Porto. O INETI é a entidade responsável por esta actividade da Iniciativa Pública, decorrendo a maioria das referidas acções de formação no Campus do INETI no Lumiar.

Entretanto, o INETI está já a dinamizar, junto de entidades como o ISQ, o ITG, o CENFIM, a AFTEM e o ISEL, a reformulação dos cursos que estão a ser ministrados, incluindo o respectivo material de apoio, com o objectivo de harmonizar a futura oferta formativa, nomeadamente no que diz respeito aos conteúdos e abordagem pedagógica. Na sequência, as novas Entidades Formadoras solicitarão à Entidade Certificadora (DGEG) a homologação de novos cursos e ajudarão a descentralizar a oferta formativa por todo o País.

Face à forte procura de acções de formação dirigidas a projectistas e instaladores, o INETI programará uma nova série de cursos a realizar no último quadrimestre deste ano. Estas acções de formação serão pagas pelos formandos, mas o facto de aparecerem também cursos descentralizados, reduzirá os custos inerentes às deslocações. Progressivamente, o INETI deverá concentrar-se na formação de projectistas, quer em termos de formação de activos (cursos de 1 semana), quer na preparação, em colaboração com a AFTEM, de cursos técnicos de Nível IV.

Foto
JPG, 77 KB
Foto
JPG, 73 KB
Foto
JPG, 73 KB
Foto
JPG, 85 KB
Contactos

INETI - Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial
Departamento de Energias Renováveis (DER)
Estrada do Paço do Lumiar
Edifício G - 1º. Andar
1649-038 LISBOA
tel.: 217127237
fax.: 217127195
site: www.ineti.pt

Eng. Jorge Cruz Costa e Eng. Maria João Carvalho
e-mail: [email protected] e [email protected]