Workshop "Instaladores de Colectores Solares"

Garantia de Qualidade

Público Alvo

Informações gerais

PDF Monofolha

PDF Certificado de Garantia

Workshop "Instaladores de Colectores Solares"

Regras de boas práticas e garantia de instalação

Fátima - 9 de Março de 2004
Grândola - 10 de Março de 2004

Os objectivos da política energética nacional foram definidos na Resolução de Conselho de Ministros nº63/2003, de 28 de Abril, que reúne, entre outras, um conjunto de medidas para melhorar a eficiência energética e o aproveitamento das energias renováveis em Portugal, na sequência do Programa E4.

O incentivo ao uso de colectores solares para o aquecimento de água é uma dessas medidas, implementada através do Programa Água Quente Solar para Portugal (AQSpP). O seu objectivo é a criação de um mercado sustentável de colectores solares com garantia de qualidade para o aquecimento de água em Portugal, de cerca de 150 000 m2 de colectores por ano, que permita alcançar a meta de 1 milhão de m2 de colectores instalados e operacionais até 2010.

Para implementar este programa e aumentar a contribuição dos colectores solares para o aquecimento de água, o PRIME/POE aprovou a iniciativa pública IP-AQSpP promovida pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), potenciando sinergias entre a ADENE, o INETI, a SPES e a APISOLAR com vista à sua concretização.

Cumprindo uma das acções propostas na IP-AQSpP, estes workshops tem por objectivos:

Durante os eventos serão apresentadas as primeiras conclusões obtidas nas visitas a instalações efectuadas pelo Observatório para o Solar Térmico, em termos da sua qualidade e do seu desempenho ao fim de alguns anos de funcionamento. Será também apresentado o "Guia do Instalador", documento que contém informações úteis e orientações técnicas para a qualidade das instalações, e será promovida e discutida a disseminação da utilização do "certificado de garantia de instalações de colectores solares" por parte dos instaladores.

É assim fundamental que uma maioria dos profissionais do Sector estejam presentes nestes eventos, como condição essencial ao progresso e para permitir uma definição consensual das práticas profissionais a adoptar no futuro. A única forma de haver quaisquer hipóteses de garantir o cumprimento das metas quantitativas do programa AQSpP em termos de área de colectores instalada anualmente é que haja adesão de todos os envolvidos no programa, pelo que é essencial uma presença maioritária de todos os intervenientes no Sector.

Programa
10h00 >Recepção dos participantes
11h00 Abertura por Eng. Jorge Borrego - DGEG
11h15 O programa Água Quente Solar para Portugal
João Bernardo - DGEG
11h30 Avaliação das instalações de colectores solares térmicos. Resultados obtidos pelo Observatório.
Silvino Spencer - ADENE
12h00 Apresentação do Guia do Instalador
Jorge Cruz Costa - INETI
12h30 Debate (Observatório e Guia do Instalador)
13h00 Almoço volante oferecido pela organização
14h00 As Garantias para as novas Instalações
Eduardo Maldonado - DGEG e João Oliveira - APISOLAR
14h40 Debate (Garantias)
16h00 Conclusões e Encerramento
Contactos

ADENE - Agência para a Energia
Rua Dr. António Loureiro Borges, nº 5 - 6º andar
Arquiparque - Miraflores
1495-131 ALGÉS
Portugal
Tel.: (+351) 214 722 800 Fax: (+351) 214 722 898
e-mail: [email protected]

Garantia de Qualidade

Público Alvo

Informações gerais

Monofolha
PDF PDF, 185 KB


Certificado de Garantia
PDF PDF, 244 KB