Primeiro Colector Solar Térmico Certificado em Portugal

A CERTIF, organismo de certificação de produtos, concluiu o primeiro processo de certificação de um colector solar térmico em Portugal – o colector Norquente N1 – da empresa Norquente, Energias Renováveis, Lda.

Esta certificação teve por base as normas europeias de colectores solares térmicos – EN 12975-1 e EN 12975-2:2001 e o esquema de certificação estabelecido pela CERTIF (DO.PST.01.01).

Os ensaios de concessão segundo as normas já referidas, foram realizados no LECS, Laboratório de Ensaio de Colectores Solares do INETI, no âmbito de uma das acções voluntaristas da Iniciativa Pública “Água Quente Solar para Portugal” (IP_AQSpP).

Mais oito fabricantes solicitaram a certificação dos seus produtos, tendo os ensaios de concessão também sido realizados pelo LECS no âmbito da IP-AQSpP. O processo de certificação só estará concluído após análise dos resultados de ensaio e do relatório da auditoria/inspecção em fábrica realizada por uma Equipa Auditora nomeada pela CERTIF. Aguarda-se a conclusão com concessão da certificação, para breve, de mais alguns destes processos de certificação.

Os colectores ou sistemas do tipo “kit” certificados serão listados em www.aguaquentesolar.com logo que seja conhecida a sua certificação e desde o fabricante declare que os produtos estão abrangidos por uma garantia mínima de 6 anos.